sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como se portar á mesa


10 dicas de boas maneiras para não passar vergonha em jantares elegantes

como se portar a mesa Como se portar à mesa
Muitas são as dúvidas sobre etiqueta que surgem quando se é convidada a jantar em um restaurante fino ou quando se é chamada para uma festa elegante. Para que você não passe apertos nesses ambientes sofisticados e saiba como se portar, resolvemos nesta matéria as 10 principais dúvidas em relação ao tema.

1 – Posso me sentar onde eu quiser?

Quando estiver como convidada na casa de alguém, espere que a pessoa dê o sinal para que os convidados se sentem à mesa. No entanto, você não precisa correr parar pegar o lugar que tanto quer.
Caminhe com calma até a mesa e escolha um lugar que não seja nas extremidades, pois esses são reservados aos anfitriões. Tente não sentar entre casais, ou famílias para não separá-los, pode parecer indelicado.

2 – Onde devo colocar o guardanapo de tecido?

O guardanapo de tecido deve ser colocado sobre o colo assim que você se sentar à mesa. Para evitar manchas de batom nos copos e nos guardanapos de tecido, carregue na bolsa lenços de papel para retirar o excesso de batom antes de se sentar à mesa.
Mais uma dica: nunca coloque o guardanapo no pescoço como um babador. Babadores são permitidos apenas para bebês.

3 – Como devo me posicionar à mesa?

Posicione-se na cadeira com as costas eretas, sem se debruçar sobre a mesa. Não encoste os braços e os cotovelos na borda da mesa, apenas o punho pode ficar levemente encostado na mesa.

4 – Quando devo começar a comer?

Comece a comer quando o anfitrião iniciar ou convidar, ou ainda, quando os seus companheiros à mesa também começarem.

5 – Para que serve cada talher?

Existe um talher específico para cada tipo de prato e de alimento, ou seja, mesmo para a entrada, pode haver mais de um tipo de talher possível para aquela refeição. Para que você não precise memorizar cada um e para que você não se confunda, comece a primeira refeição com os talheres mais próximos à sua mão e mais distantes do prato.
Para ter uma noção básica da utilidade de cada utensílio que estará disposto sobre a mesa, confira a ilustração a seguir.
mesa2 Como se portar à mesa

6 – Como devo manusear os talheres?

A faca deve ser utilizada na mão direita e o garfo na esquerda. Quanto à alimentos que precisem de apenas um talher, use-o na mão direita. Ao cortar os alimentos, evite picar vários pedaços de carne ou salada de uma vez só. Corte-os à medida que você for comendo. Outra dica importante: ao levar a comida à boca, não incline seu corpo até a mesa. Mas sim, traga o talher até a sua boca.

7 – E quanto aos copos e taças?

Em geral, as taças mais usadas são as de vinho e de água. Porém, em ocasiões especiais você pode notar a presença da taça de champanhe à mesa, ela é alta e fina. Segure-as pela haste, especialmente as de bebidas geladas ou frescas. Antes de beber na taça, certifique-se de que seus lábios estão livres de restos de comida e de excesso de batom.
talheres usados Como se portar à mesa

8 – O que devo fazer ao terminar a refeição?

Ao terminar a refeição, mantenha o seu prato onde está e jamais afaste-o dizendo que está satisfeita ou cheia. Deixe o garfo e a faca juntos, posicionados lado a lado, diagonalmente no prato – como na figura ao lado. O guardanapo deve voltar ao lado onde estava, lateral esquerda do prato, sem ser dobrado.

9 – Posso usar palito de dente?

O palito de dente não deve ser usado sob hipótese alguma. Se, ao finalizar sua refeição, você perceber que pode haver algo nos dentes ou algum pedaço de comida que está te incomodando, peça licença e remova no banheiro.

10 – O que fazer se eu derrubar ou derramar algo?

Mantenha a calma e peça desculpas pelo ocorrido, especialmente se você tiver atingido alguém. Se o desastre for pequeno, limpe com o guardanapo mesmo. Se o estrago for muito grande, vá ao banheiro ou peça que o garçom ou a dona da casa lhe forneça um pano maior para limpeza. No caso de derrubar talheres, deixe-o no chão e peça outro discretamente para chamar menos atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário